Livro de algodão










O meu conceito inicial para realizar este livro foi a ideia de coser, graças ao recorrente lembrete por parte do professor de estarmos atentos à senhora que costurava os livros na visita à Imprensa Portuguesa. Assim, inicialmente quis fazer um livro em papel com capa dura forrado a esponja e, por sua vez forrado a tecido, onde imprimiria o título. Esta ideia evoluiu para um livro totalmente em tecido, que decidi fazer em lona, pois é dos tecidos mais resistentes, e os textos e imagens estariam impressos em papel, por sua vez cosido ao suporte.

Posteriormente, ao pensar em que papel deveria usar, lembrei-me do papel de algodão que vimos na visita à fábrica de papel do Moinho da Carvalha Gorda e, visto ser feito a partir de tecido, pareceu-me inteiramente apropriado. Fiz experiências de impressão numa impressora caseira para ter a certeza de ser um material viável e, depois de se confirmar, a ideia para o livro sofreu outra evolução: pareceu-me que utilizar este papel - de tecido - por cima de outro suporte de tecido se revelaria redundante, além de que seria um desperdício de material, pois o suporte em lona já não serviria nenhum propósito, nem prático, nem conceptual.

Assim, decidi fazer o livro apenas neste papel de algodão, o que reunia o tecido e o papel num só. Utilizei folhas brancas visto que seria a única forma de se ver as imagens impressas. Para os separadores utilizei outra cor.

Para unir as folhas do livro utilizei um fio de algodão, pois seria a melhor solução para se poder movimentar e ver o livro à vontade sem rasgar ou amassar.

O título que escolhi “Estejam Atentos” foi também por inspiração da parte do professor, visto ser a frase que penso ter sido mais utilizada ao longo do semestre, tanto nas aulas como nas visitas.

Para o conteúdo do livro, optei por utilizar apenas trabalhos do meu grupo.

Sem comentários: